Serralves vai comemorar o 25.º aniversário oferecendo entradas grátis a todas as pessoas que queiram visitar a instituição. Esta é a forma que a instituição encontrou para celebrar a data, já que Serralves em Festa acontece já no próximo fim-de-semana, 2 e 3 de junho.

Odete Patrício, diretora geral da Fundação de Serralves, refere que “a novidade não é muito grande”, uma vez que o Serralves em Festa está “à porta” e não havia condições para fazer “uma grande celebração”, sendo apenas “simbólica”. Porém, a diretora geral considera que, “por haver uma crise no país e pelos meios serem escassos”, o público deve “aproveitar este pretexto” para visitar a instituição.

A 29 de maio de 1987, a Casa de Serralves abriu as portas ao público ainda como um projeto incipiente que era, essencialmente, “um parque muito bonito com jardins”, explica Odete Patrício. Em 1989, foi criada a Fundação de Serralves e, dez anos mais tarde, em 1999, era inaugurado o Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Da cerimónia de inauguração, em 1987, fizeram parte, entre outros, Cavaco Silva, então primeiro-ministro, Miguel Cadilhe, ministro das Finanças, e Fernando Pernes, diretor do museu e responsável pelo discurso oficial.

Hoje em dia, Serralves é “reconhecido nos meios de arte contemporânea internacionais” e é
considerado um “player importante nos circuitos dos museus de arte”. Atualmente constituído pela Casa, o Parque, o Museu de Arte Contemporânea, o Auditório e a Biblioteca, Serralves é considerada uma instituição importante a nível cultural, mas também ganha pontos a nível arquitetónico, já que, em 1996, foi classificado como “Imóvel de Interesse Público”. Em outubro de 2011 foi mesmo declarado monumento nacional.

25 anos de sucesso

Odete Patrício faz um balanço “fantástico” dos 25 anos “muito produtivos” de Serralves. A inauguração da Fundação e do Museu de Arte Contemporânea foram dois marcos para a instituição que, passados 25 anos, está “muito satisfeita” com os resultados que conseguiu atingir. Odete Patrício considera que Serralves tem sido uma instituição “extremamente dinâmica” e tornou-se uma “referência incontornável na realidade cultural portuguesa”. Com quase 500 mil visitantes por ano, Serralves tornou-se um “ponto de atração de muitos turistas estrangeiros” que vêm ao Porto, já que é uma instituição de “portas abertas à cidade” e aos turistas.

Parte da visibilidade e notoriedade de Serralves está relacionada com a “multiplicidade de iniciativas”. Odete Patrício sublinha a programação “muito forte a nível de artes plásticas, de dança e de performance”, complementada com uma “atividade mais intensa a nível de cinema”. Além disso, a aposta passa também pelos “serviços educativos” e pela “área de reflexão sobre a sociedade contemporânea”, que conta com várias conferências de variadas temáticas. Outro dos pontos importantes, como refere a diretora geral da fundação, são as atividades relacionadas com “questões ambientais e ecologia”, que têm sido debatidas a nível mundial.