A Universidade Carlos III de Madrid, em Espanha, está a desenvolver óculos com câmaras para pessoas com dificuldades visuais, como falta de noção de profundidade, causadas por glaucoma ou patologias da retina. Os óculos vão evitar que as pessoas com dificuldade em perceber a extensão completa da envolvente batam nos objetos.

O sistema consegue determinar qual a distância e o contorno dos objetos e transmitir a informação ao utilizador em tempo real. A pessoa consegue depois desviar-se, já que é destacada a silhueta dos objetos que varia de cor de acordo com a distância a que se encontra.
Os óculos foram desenvolvidos com a ajuda de um dispositivo HMD (“Head Mounted Display”), um capacete com duas câmaras ligadas a um pequeno computador que é responsável pelo processamento das imagens que recebe, através de um algoritmo que atribui um código de cores aos objetos.

O próximo passo é melhorar o aspeto dos óculos para que estes possam ser vendidos. O sistema está a ser desenvolvido pela Universidade Carlos III de Madrid, em colaboração com o Instituto de Oftalmologia Aplicada (IOBA), da Universidade de Valladolid, também em Espanha.

Este projeto faz parte de uma pesquisa que pretende inovar e desenvolver novos dispositivos direcionados para pessoas com deficiência. O mesmo grupo de investigadores procura também desenvolver uma lupa virtual, que pode ajudar o utilizador a não se perder enquanto lê um texto. O dispositivo tem basicamente um resultado semelhante ao de uma lupa normal, mas vai permitir uma apresentação controlada do texto no ecrã, para que facilite a leitura.