O que fazer antes e depois? Onde ficar? Como ir e voltar? A resposta pode estar no bolso, desde que haja um smartphone ou um iPhone. Aqui fica uma lista de aplicações que podem ajudar a passar quatro dias memoráveis.

Vamos Sair

Permite a cada utilizador transportar um guia cultural nacional no seu Android ou iPhone. A aplicação oferece informações, organizadas por cada cidade, sobre locais e eventos da cultura e do lazer – dança, teatro, música, exposições, etc. O Porto também não foge a esta listagem, indispensável para pessoas interessadas no que se passa na cidade. Tem o custo de 79 cêntimos.

O JPN no Optimus Primavera Sound

O JPN vai acompanhar o Optimus Primavera Sound, de 7 a 10 de junho, no Parque da Cidade. Até lá, no dossiê “Primavera Sound no Porto” é possível encontrar notícias e informações úteis sobre o festival.

moveOporto

Se pretende explorar os tesouros escondidos da cidade, a aplicação moveOporto é ideal, oferecendo várias alternativas aos convencionais pontos turísticos. A ideia é mostrar um roteiro alternativo: os lugares mais ‘friendly’ e ‘cool’, os menos óbvios. São os próprios criadores da aplicação que escolhem os sítios que querem e acham que devem mostrar.

Move-me

Move-me é uma aplicação desenvolvida para Android pela OPT, em conjunto com a Metro do Porto e a STCP. Permite ao utilizador consultar as rotas dos transportes públicos do Porto em tempo real, havendo ainda a possibilidade de planear rotas intermodais que interliguem vários pontos da cidade definidos pelo utilizador. Esta aplicação gratuita estará disponível, em breve, também para iPhone.

Metro do Porto

Se optar por se deslocar apenas de metro, a aplicação Metro do Porto dá várias opções. Além de oferecer um mapa atualizado das linhas e apresentar os horários, a aplicação disponibiliza a localização da estação mais próxima, tendo o utilizador a possibilidade de calcular o trajeto da posição onde se encontra até à estação para a qual se pretende deslocar.

Hostelworld.com

Com uma base de dados que ascende aos 25 mil hostels, espalhados por seis mil destinos diferentes, a aplicação do site Hostelworld permite fazer reservas através do smartphone ou iPhone. Preços, classificação, fotos e mais de dois milhões de reviews por parte dos viajantes são ajudas preciosas para escolher o hostel certo. O Porto, com vários hostels premiados internacionalmente, é uma das ‘estrelas’ da aplicação.

Optimus Primavera Sound

O festival também tem uma aplicação oficial, para se manter a par das últimas notícias, conhecer as bandas em pormenor e agendar já que concertos quer ver.