O penúltimo dia de música na cidade do Rock começou “abençoado” pela chuva. Nos acessos ao recinto, os festivaleiros mais corajosos que decidiram enfrentar o mau tempo não faziam antever casa cheia. Ao contrário do que acontecera na sexta-feira, por exemplo, eram poucas as centenas de pessoas que vieram com antecedência este sábado para a Bela Vista para tentar conseguir um bom lugar perto do palco.

Abertas as portas, eram igualmente poucos os que assentavam arraiais ao pé do palco mundo. Abundavam, isso sim, os impermeáveis, que iam pintando, a azul ou cor-de-rosa, o dia cinzento. À medida que as horas foram passando, no entanto, o tempo foi abrindo e a multidão ia abandonando as diversões na Rock Street rumo ao palco Sunset e, posteriormente, ao Mundo.

Os portugueses The Gift, com a vocalista ainda a recuperar da aventura da maternidade, subiram ao palco Mundo ao final da tarde. A interação com a multidão que os esperava foi uma constante para a banda de Alcobaça, que subiu pela primeira vez ao palco principal do evento, depois de ter participado da edição 2011 do Rock in Rio no Brasil.

Quem já não é estranha a este palco é Joss Stone, que voltou ao Rock in Rio com a mesma imagem de marca de sempre: de vestido e cabelos compridos e descalça, não foi preciso esperar muito para ver a artista mergulhada no público, por entre gritos e declarações de amor. O espetáculo de Joss agradou aos olhos e aos ouvidos e deixou a Bela Vista rendida, não facilitando a vida a quem se seguiria.

As “declarações de amor” de Bryan Adams e Stevie Wonders

Apesar disso, Bryan Adams daria conta do recado, com uma atuação pejada de êxitos para todos os gostos. E se Joss Stone interagiu com o público e até foi para o pé de alguns fãs, Bryan Adams leva para casa o “troféu” de esforço, tanto por correr de um lado ao outro do palco para agradar a todos os fãs, como por ter oferecido a uma fã a possibilidade de cantar com ele, em “When You’re Gone”.

A “jogar” praticamente em casa, Bryan Adams arranhou bem o português e desfiou canções de amor, tendo em “Run to You”, “Summer of 69” e “Everything I Do” naturais “crowd pleasers”.

Finalmente, e depois de algum tempo de espera, eis que chega Stevie Wonder, um dos mais esperados artistas desta edição. Continuou o tom meloso deste penúltimo dia de Rock in Rio, marcado pelas estórias de amores e desamores contadas pelas principais bandas. Stevie não foi muito diferente e foi cantando temas como “When I Fall In Love”, “Signed Sealed Delivered” ou “I Just Called to Say I Love You”, para gáudio dos presentes. Pelo meio, tempo ainda para algumas homenagens e covers, que tiveram como apogeu a versão de “The Way You Make Me Feel”, de Michael Jackson. A noite só terminaria às 03h00, depois de um encore, muito improviso e declarações de amor ao público português.

Passaram, este sábado, 73 mil pessoas pelo parque da Bela Vista. A festa termina domingo, com os concertos de Kaiser Chiefs, James, Xutos & Pontapés e Bruce Springsteen.

Notícia atualizada às 20h13 de 3 de junho de 2012