O projeto Sol em Sol nasceu em dezembro de 2011, mas apenas foi concretizado em maio deste ano. Visando criar um conceito inovador e, ao mesmo tempo, sustentável, Jonas Leitão e José Pedro Moreno apostaram na gastronomia solar: cozinha que utiliza apenas a luz do sol. Investiram em fogões solares e instalaram-se na Foz do Douro, junto ao Sea Life.

Um mês de atividade depois, José Pedro Moreno garante que o feedback é “muito positivo”. Nas quatro mesas espalhadas pelo relvado, a cada dia se tornou mais difícil arranjar um lugar. Os objetivos do projeto vão para além da inovação e da sustentabilidade da comida que oferecem: o Sol em Sol quer que os seus clientes tenham uma experiência diferente, quer pelos petiscos quer pelo ambiente.

O projeto sofre, naturalmente, com a imprevisibilidade do clima, sendo sazonal. Os menus são planeados no próprio dia e, dependendo da força do sol ou da quantidade de nuvens, as iguarias são confecionadas de acordo com aquilo que podem exigir dos fogões. Em dias de chuva, é certo que o Sol em Sol não abre. Ainda assim, esta é apenas uma das partes do projeto de cozinha sustentável que está a ser desenvolvido pelos dois amigos.

A intenção é tornar o projeto completamente nómada, sendo que estava previsto que se mudassem para o Passeio Alegre nos próximos dias. No entanto, problemas com a cedência do espaço impediram a transição e o Sol em Sol vai ficar no mesmo sítio durante o mês de junho. As próximas paragens previstas vão da Ribeira do Porto até ao Algarve.