O primeiro jogo de uma grande competição é visto como essencial para o sucesso de uma seleção, especialmente no que toca à parte anímica do grupo. No entanto, nem sempre uma derrota significa o insucesso na competição, como demonstra a derrota inaugural com a Grécia no Europeu de 2004, que seria a única equipa a vencer Portugal nesse torneio, ainda que por duas vezes. Já no Euro 2008, disputado na Suíça e na Áustria, Portugal entrou com o pé direito, ao vencer a Turquia por 2-0, mas caiu nos quartos.

Em teoria, Portugal parte para este primeiro duelo em desvantagem, face ao poder individual e coletivo do elenco que compõe a seleção da Alemanha. Além disso, vem de dois resultados decepcionantes nos encontros de preparação, com o empate frente à Macedónia e a derrota perante a Turquia. Ainda assim, espera-se muito da seleção portuguesa que hoje defronta a Alemanha, em jogo agendado para as 19h45, na cidade ucraniana de Lviv.

Portugal deverá alinhar em 4-3-3 com Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, João Moutinho e Raúl Meireles; Nani, Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida. As dúvidas prendem-se apenas no setor ofensivo, com Nani ainda em dúvida depois da lesão contraída no amigável contra a Turquia e com Hélder Postiga à espreita para o lugar de ponta-de-lança.

O povo alemão demonstra confiança numa vitória fácil, mas os jogadores e o treinador Joachim Low já vieram pôr “água na fervura”, mostrando cautela perante a seleção portuguesa e chamando a atenção para o facto de Portugal ter muitos talentos além de Cristiano Ronaldo. Não se sabe ainda muito quanto ao onze alemão, mas deverá apresentar a sua formação mais forte.

A estatística favorece ligeiramente os alemães, com três vitórias, três empates e duas derrotas. A última vez que as duas seleções se encontraram foi nos quartos-de-final do Euro 2008, com a formação germânica a vencer por 3-2. No Euro 2000, as duas nações defrontaram-se na fase de grupos, com Portugal a vencer por 3-0 com o famoso hat-trick de Sérgio Conceição.

Rússia foi a primeira a vencer

No jogo inaugural, a anfitriã Polónia e a Grécia, orientada por Fernando Santos, não foram além do empate a uma bola. Os golos foram marcados por Lewandowski e Salpingidis, respetivamente. No outro encontro do grupo A, a Rússia goleou a Rep. Checa por 4-1. Os russos demonstraram o seu poder na transição ofensiva, com Dzagoev a marcar por duas vezes. Shirokov e Pavlyuchenko marcaram os outros golos russos, mas o melhor em campo foi Arshavin. O golo de honra dos checos foi marcado por Pilar.

Hoje, antes do jogo de Portugal, jogam as outras duas seleções do Grupo B, Dinamarca e Holanda. A partida agendada para as 17h00.