Faltam poucos dias para a primeira edição do Positive Vibes, um festival reggae que quer fazer parte do roteiro internacional de eventos do género. Pautado pela multiculturalidade, pela chamada “world music” e pelo surf, acontece no imenso areal da Praia do Areinho. É fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a PEV Entretainment, empresa organizadora do festival Marés Vivas. O Positive Vibes conta com nomes sonantes do reggae português e internacional e acontece já nos dias 15 e 16 de junho.

Como Chegar

Para chegar, a organização disponibiliza o Reggae Bus, com paragens em: Batalha, Parque das Camélias, General Torres, Câmara de Gaia, El-Corte Inglês e Areinho. Está disponível até à meia-noite, de 20 em 20 minutos, e retoma às 02h00.O preço ronda os dois euros.

Mas os mais entusiastas podem rumar a Vila Nova de Gaia mais cedo. O evento vai ter um “welcome day”, no dia 14, em tributo a Bob Marley. Sobem ao palco The Uprising Band e músicos como Marrokan ou Marta Ren. Para terminar a noite, os Roots Dimension trazem boas vibrações até ao recinto.

O melhor do reggae num conceito “a que Portugal não está habituado”

No dia 15 o festival arranca. Sem horários definidos, o início dos concertos está previsto para o final de tarde. 18h00 pode ser uma boa hora para ir chegando e ouvir as primeiras batidas de Firestarter, que faz o “warm up” do palco principal nos dois dias. Xibata & Higher Ites Band abre as hostes para os grandes nomes. Impulsionador do movimento reggae e dancehall no Porto, Xibata organiza festas na cidade há mais de uma década.

Segue-se o jovem Richie Campbell, às 22h, a atual promessa do reggae português, que apresenta “My Path”. Com temas como “That’s How We Roll” ou “Missing You”, promete um grande espetáculo, com muita energia. Por fim, à meia-noite e meia, Patrice, um dos nomes mais aguardados do cartaz. Já bem conhecido do público português, o músico alemão promete trazer criatividade e experimentação até ao Areinho.

A 16 de junho, os portuenses Souls of Fire dão um pulo ao outro lado do rio e inauguram o palco principal. Com acordes simples e música de intervenção, tocam para um público já conhecido e aquecem para Natiruts, que começam à meia-noite e meia. O independente grupo brasileiro sorri mais uma vez a Portugal e promete ser um dos reis da noite, com temas como “Raçaman” e o inconfundível “Natidub”. Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra prometem ser protagonistas de um dos pontos altos do festival. No último dia, encerram o palco principal com a sua sonoridade característica e pouco ortodoxa, oriunda dos quatro cantos do mundo. Um hino à multiculturalidade num festival que se quer multicultural.
Além do palco principal e da tenda soundsystem (Zona 6 no dia 15 e Primeira Linha no dia 16, que começam às duas da manhã), o Festival Positive Vibes conta, ainda, com a Universidade do Reggae, que englobará conferências, debates e workshops. “Será um conceito mais abrangente, a que Portugal não está habituado”, afirma Jorge Silva, da organização. O objetivo é, acima de tudo, tirar partido da cidade e proporcionar “experiências únicas”, a que se aliam as aulas de dança e percussão africana e dancehall que serão oferecidas durante o evento.

O espaço alberga 15 mil pessoas e os bilhetes estão à venda desde 29 de março, nos locais habituais. Seguindo uma política “low cost”, os bilhetes diários têm o valor de 18 euros, enquanto os passes de dois dias custam 25 euros. Para os amantes da tenda, o passe já inclui o acesso ao parque de campismo, mesmo junto ao recinto, e aos balneários locais. Estão ambos disponíveis a partir de dia 14, às 16h00, e fecham dia 17, também às 16h00.

Notícia atualizada às 16h30 do dia 14 de junho