São 2012 minutos de escrita entre Braga e Guimarães pelas mãos do escritor Pedro Chagas Freitas. Esta maratona acontece amanhã, sábado, e conta com a participação de duas dezenas de personalidades portuguesas.

Um evento que serve para “homenagear” as duas capitais europeias que se encontram a norte de Portugal e que se encontram a cerca de 25 quilómetros de distância (Guimarães 2012: Capital Europeia da Cultura e Braga 2012: Capital Europeia da Juventude). Uma ideia “que nasceu desde que me debrucei sobre a possibilidade de, com esta actividade, aproveitar para fazer uma ligação às duas capitais do minho em 2012”, explica ao JPN Pedro Chagas Freitas.

A maratona de escrita arranca na às 9h30 de amanhã, sábado, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva em Braga. 2012 minutos que pretendem envolver “as pessoas no processo criativo” de escrita. Pedro Chagas Freitas vai, ainda, contar com a colaboração de cerca de duas dezenas de personalidades “interessantes e de variadas áreas”, garante o escritor.

“De 100 em 100 minutos contacto cada um dos convidados, conto-lhes resumidamente a história até então e peço-lhes que me digam o que vai acontecer de seguida. E assim será até ao final: um capítulo a cada 100 minutos”, explica Pedro Chagas Freitas.

“Se queres que aconteça: faz”

Mas esta não é a primeira iniciativa onde o escritor pede “ajuda externa”. A “Uma obra, Mil autores” conta com a colaboração de quem quiser. Um ano depois do início desta iniciativa, Pedro Chagas Freitas conta que já foi ultrapassada “a fasquia dos 70 autores, e tenho a certeza de que dentro de 6 ou 7 anos a obra estará pronta e terá a apresentação gigantesca que merece”.

Com a máxima “se queres que aconteça: faz”, Pedro Chagas Freitas lança-se amanhã numa maratona de 2012 minutos que só termina no domingo, às 18h38, no Círculo de Arte e Recreio em Guimarães. São quase 33 horas de trabalho que o escritor espera publicar em livro. Mas Pedro Chagas Freitas garante que, para já, prefere estar concentrado “em estar pronto para escrever a obra”.