Não há motivos para não se estar informado sobre o Europeu de Futebol na Polónia e Ucrânia. Para quem saber tudo sobre o Euro 2012, existem diversas aplicações móveis a ter em conta. Na hora de “descarregar”, é preciso ter em atenção as funcionalidades e características e, claro está, o preço: é que algumas “apps”, apesar de gratuitas, comportam alguns custos.

Aplicação Oficial – EURO 2012

A UEFA já lançou a sua aplicação oficial, “EURO 2012“, para download gratuito em smartphones. A par das últimas notícias sobre jogos, esta disponibiliza todo o tipo de informação sobre as equipas em competição e alertas personalizados. No entanto, nem tudo fica a custo zero. Para ter acesso a vídeos dos jogos, o utilizador terá de pagar um custo extra e esperar até à meia noite. A aplicação está disponível em português para Android iPhone, iPod touch e iPad.

“The Football App”

De qualquer das formas, há outras aplicações, como é o caso da “The Football App“, que parece estar a ganhar algum sucesso entre os fãs mais ávidos destes “guias móveis”. Assim, esta aplicação permite seguir, não só o Europeu de futebol, mas também ligas desportivas de diferentes países. As funcionalidades desta aplicação, também ela gratuita, não divergem muito da versão oficial lançada pela UEFA, mas a variedade de conteúdos garantiu a promoção da aplicação.

“Carlsberg UEFA EURO 2012 TM”

A aplicação Carlsberg UEFA EURO 2012 TM garante que é a melhor “app” do mercado, embora as críticas dos utilizadores sejam mais frequentes. A instalação é gratuita e todo o tipo de informação sobre o evento é assegurada. Um dos principais atrativos, no entanto, prende-se com a possibilidade de participar num sorteio de bilhetes para o Euro ao instalar a app no telemóvel. Também é possível verificar quais os locais mais próximos onde se pode assistir aos jogos. Está disponível para Android e também é compatível com iPhone, iPod Touch iPad.

Aplicações portuguesas

Apesar da aplicação oficial da UEFA ter versão portuguesa, existem algumas apps de “marca” nacional, como a “EURO 2012 Seleção das Quinas” a “Hipóteses EURO 2012” ou a “EURO`12“. Apesar da diversidade, muitos criticam a falta de conteúdo e a necessidade de pagar para ter material extra nestas aplicações. Ainda assim, as mesmas são gratuitas, estão disponíveis para os mesmos dispositivos que as anteriores e têm informação completa sobre os jogos. A aplicação “Hipóteses EURO 2012” traz a novidade, em relação às restantes, de calcular as hipóteses de Portugal ganhar o Europeu de cinco em cinco minutos.

Muitos dos jornais desportivos nacionais também criaram as suas próprias aplicações para o evento, assim como outros meios de comunicação que pretendem chegar mais rapidamente a diferentes dispositivos móveis.

“Guia da Polónia”

A primeira aplicação a surgir relativa ao evento foi, ainda assim, o “Guia da Polónia“. A “app”, gratuita, está disponível para telemóveis e smartphones e é a primeira a ser criada para um evento desportivo internacional. O objetivo final, neste caso, é muito mais do que fornecer informação sobre a competição. A ideia é que os turistas que se desloquem à Polónia possam estar informados sobre rotas, mapas, tempos de viagens e lugares de interesse no país.

“Lviv Fan Guide”

Mas há mais novidades para os adeptos de futebol que, neste europeu, decidam acompanhar a seleção nacional até à Ucrânia. A “Agência para a Preparação de Lviv para o Campeonato Europeu de Futebol 2012”, cidade onde a equipa portuguesa vai ficar hospedada e realizar os jogos da fase de grupo, desenvolveu também uma aplicação móvel para todos os que visitem a cidade. O “Lviv Fan Guide“, que também existem em versão portuguesa, promete ser um “guia móvel que vai conter toda a informação necessária e útil para os adeptos e com ajuda do qual poderão facilmente navegar em Lviv durante o Campeonato Europeu 2012”.