O Instituto de Segurança Social vai passar a atender na sede da Federação Académica do Porto (FAP) os estudantes universitários que tenham necessidade de apoio social a nível familiar.

Este “balcão” de atendimento vai estar disponível uma vez por semana e vai contar com a presença de técnicos especializados. A medida foi avançada pelo secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Marco António Costa, no final de uma reunião, no Porto, com dirigentes da FAP.

Um serviço “inovador” e que vai “muito além do que é a ação social escolar”, disse Marco António Costa em declarações aos jornalistas. “Muitas das vezes, a desinformação e a falta de conhecimento dos mecanismos ao dispor são factores que criam dificuldades e são inibidores do acesso aos apoios sociais”, rematou o secretário de Estado da Segurança Social.

Um projetyo que, nas palavras de Marco António Costa, não acarreta custos para o Governo e que “será extensível” a outras partes do país. O secretário de Estado disse que ” temos muito a tentação de achar que tudo custa dinheiro, mas não vamos gastar um euro”, até porque “colocar lá uma pessoa não custa nada, o técnico já existe, o espaço já existe”. O “balcão” de atendimento do Instituto de Segurança Social entra em funcionamento já a partir da próxima semana