Durante este fim-de-semana, a praia do Areinho, em Vila Nova de Gaia, vai ser o “epicentro” do reggae. Sexta-feira e sábado são dias de música, workshops e aulas de dança, tudo dentro do espírito dos maiores apreciadores do estilo. E animação não falta.

No primeiro dia (já sem contar com o welcome day de quarta-feira, onde Bob Marley foi recordado em tributo) as portas abriram ao cair da tarde e, enquanto não começavam os concertos, havia tempo para percorrer as diferentes atividades proporcionadas aos festivaleiros. Todos os ingredientes para uma boa festa estavam encontrados: o parque de campismo perto do recinto está cheio, a praia também e nem mesmo a possibilidade de mau tempo afastou a multidão
.

Os concertos começaram com um ligeiro atraso, mas o bom ambiente proliferou. De diferentes faixas etárias, todos os presentes se uniram para ouvir Xibata, que aproveitou a presença em palco para homenagear os pais, presentes no recinto. Seguir-se-ia a promessa do reggae português Richie Campbell, que tocou os seus maiores êxitos e voltou, a pedido do público, para um encore, onde tocou o mais recente hit.

Finalmente, o já bem conhecido do público Patrice encerraria a noite, com a chuva a parecer querer ameaçar as festividades. O público presente refugiou-se na tenda situada atrás do palco, mas rapidamente a frente do palco se encheu para ouvir o músico, habituado já a tocar no Porto e que regressou o ano passado para mais uma Queima das Fitas.

Entre o primeiro concerto e o final dos workshops, os artistas estiveram presentes na tenda cultural do espaço, onde conversaram com o público e responderam a perguntas sobre cultura reggae e o seu repertório. Todos elogiaram o bom ambiente do festival, que tem feito jus ao nome.

Hoje, sábado, a festa continua, com a boa onda que caracteriza o movimento. Sobem ao palco os Souls of Fire, Emir Kusturica e Natiruts.