A celebrar 20 anos, o Curtas de Vila do Conde vai lançar um livro com entrevistas a autores que passaram pelo certame e vai realizar uma exposição fotográfica. Ao longo de uma semana, miúdos e graúdos, contam, ainda, com workshops, palestras e concertos.

O festival de cinema internacional de Vila do Conde comemora, este ano, o 20º. aniversário.

De 7 a 15 de julho, o Curtas de Vila do Conde tem agendadas “grandes festividades”, que resultam “no maior festival de sempre”, pode ler-se em comunicado. Para esta edição especial, vai ser realizada uma exposição fotográfica dos 20 anos do certame e vai ser editado um livro com 20 entrevistas a autores que passaram por Vila do Conde desde 1993. No mesmo comunicado pode ler-se que o festival “consolidou a sua identidade numa contaminação do cinema com outras artes”.

“O que é nacional é bom”

Para a 20ª. edição, o Curtas de Vila do Conde recebe um número recorde de participações nacionais. Além dos quatro filmes encomendados para o festival e que serão apresentados em ante-estreia mundial (realizados por João Canijo, Graça Castanheira, Luís Alves de Matos e Pedro Flores), a competição nacional vai contar com cinco sessões e com 18 filmes a concurso. Ao longo de uma semana, o Curtas de Vila do Conde vai ainda contar com a exibição de alguns filmes produzidos na Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.

Pelo certame vão ser feitas uma exposição cinemática dedicada a Stanley Kubrick, retrospetivas In Focus de Olivier Assayas, um dos mais importantes cineastas
franceses, e Robert Todd, um dos autores emergentes dentro do panorama do
cinema experimental, e, ainda, filmes-concertos com bandas como Black Bombaim e Evols.

Arte para todas as idades

Com workshops, exposições e concertos, o festival não esquece os mais novos: a secção “Curtinhas”, um minifestival para os mais novos que surgiu em 2009, está de volta em três escalões etários (para maiores de 3, 6 e 9 anos); o espaço infantil “brincar ao cinema” para as crianças entre os 4 e os 12 anos; e dois workshops low cost de construção de personagens e de adereços, também para crianças entre os 4 e os 12 anos.

Para a 20ª. edição do Curtas de Vila do Conde vão ser exibidos mais de 230 filmes oriundos de 39 países dos quatro cantos do planeta. As sessões de cinema têm um custo de 3 euros e meio.