Basta uma fotografia, acompanhada de um título, uma descrição do momento com 500 ou menos caracteres e a identificação do local e das pessoas fotografadas. O desafio da Echo Foundation é para jovens que se interessem por fotojornalismo. E é também uma oportunidade de passar um dia a fotografar com Bill Eppridge.

O concurso está aberto a estudantes de qualquer área e de qualquer parte do mundo, com idades compreendidas entre os 16 e os 28 anos, e há um “grande prémio” e até quatro galardões por mérito para entregar.

Além da oportunidade de passar um dia com o reputado fotojornalista Bill Eppridge, o grande vencedor é convidado a expor na The Charlotte Observer Gallery durante seis semanas (4 de setembro a 19 de outubro) e a estar presente na convenção nacional dos democratas, em Charlotte, na Carolina do Norte (2 a 7 de setembro).

Para os galardoados com o prémio de mérito, a fundação reservou alguma visibilidade ao trabalho, que o vencedor principal também terá: a fotografia será divulgada no Relatório Anual da Echo Foundation, bem como na sede e no website da fundação, e ainda será parte de uma exposição de Bill Eppridge.

A fotografia deve ser a resposta a uma de duas perguntas – “What does democracy or tyranny look like?” ou “What does justice or injustice look like?” – e pode ser enviada até ao dia 30 de junho, através do preenchimento de um formulário no próprio site da Echo Foundation.