Depois de Omã, China e Turquia, é a vez de Portugal receber o Extreme Sailing Series. O rio Douro, no Porto, foi o lugar escolhido. Entre quinta-feira, dia 5, e domingo, dia 8, catamarãs vão competir entre a Ribeira e a Alfândega.

Gonçalo Portal, da Go On Sports Events, empresa responsável por trazer esta prova ao Porto, explica que a escolha da cidade foi feita mediante uma série de características. “O anfiteatro natural existente nas margens do rio Douro, semelhante às bancadas de um estádio de futebol, permite que o público esteja em cima da ação e consiga sentir a adrenalina das provas”, aponta. “A juntar a isto temos, ainda, as excelentes condições climatéricas, sobretudo no que se refere ao vento, essencial para a prática da vela, bem como o facto de permitir fazer regatas no rio e no mar, o que a torna única e especial no circuito.”

Segundo o responsável, o rio Douro tem todas as condições para continua a receber este tipo de evento. “O nosso objetivo é que as regatas Extreme Sailing Series passem a fazer parte do calendário anual de eventos Porto/Gaia e que estejam de volta em 2013, 2014 e daí em diante”, acrescenta Gonçalo Portal.

O Extreme Sailing Series é, basicamente, uma prova de vela, com barcos catamarã de 13 metros de comprimento, chamados “Extreme 40”. Este circuito é considerado a “fórmula 1 da vela”. O facto de o público estar tão próximo da prova não é comum no desporta da vela, o que torna o Extreme Sailing Series único.

“As regatas que vão decorrer no rio Douro, entre a Alfândega e a Ponte Luís I, são especialmente pensadas para o público, uma vez que os catamarãs ‘Extreme 40’ andarão muito próximos das margens”, diz, acrescentando que “cada catamarã transportará, além da tripulação, um convidado que assim poderá sentir, in loco o que é o fantástico mundo da vela”.

A organização pretende ultrapassar os 40 mil espectadores, com o propósito de tornar a vela num deporto com mais visibilidade. Gonçalo Portal destaca que este é um “evento para toda a família” e que a animação presente nas cidades de Porto e Vila Nova de Gaia, assim como a presença de “velejadores de reputação internacional, servirá, certamente, para entusiasmar as populações mais jovens” a aderirem à vela.

A parte técnica do evento vai estar concentrada no Cais de Gaia sendo que, na zona da Alfândega, vão estar infraestruturas de animação e restauração. Nos dias 7 e 9 vai decorrer uma Regata Noturna, um circuito de windsurf com um dispositivo LED aplicado nas velas, que as ilumina.

Depois do Porto, o circuito ainda vai passar por Cardiff, no País de Gales, em Trapani, na Itália, Nice, na França, e terminará no Brasil em dezembro de 2012.