A Câmara Municipal do Porto (CMP), através da Porto Lazer, está a oferecer aulas de Tai Chi gratuitas aos fins-de-semana. As aulas livres começaram em maio e vão prolongar-se até setembro.

Aos sábados, as aulas são nos jardins do Palácio de Cristal, perto da Concha Acústica, das 11h00 às 12h00. Já ao domingo têm lugar no Parque da Cidade, junto ao Edifício Transparente, entre as 10h00 e as 11h00.

As aulas são dadas por Sérgio Terramoto, da Associação Tai Chi Center, e são orientadas para toda a população. “Recebemos nas aulas todo o tipo de pessoas, até crianças”, garante o mestre, ao JPN.

Para participar, é apenas necessário trazer “um fato de treino e vontade”, não sendo preciso efetuar qualquer tipo de inscrição prévia. A experiência nesta prática também é opcional, pois as aulas são dadas de forma a serem acompanhadas por “novatos” e “veteranos”. Aliás, “todas as semanas aparecem pessoas novas nas aulas”, diz Sérgio Terramoto. E “mesmo que chova há aula”, garante Sérgio Terramoto.

A Associação Tai Chi Center já promove esta iniciativa em conjunto com a CMP há três anos. Antes, já havia aulas aos domingos, mas eram promovidas por “iniciativa própria” da associação. A adesão tem superado as expetativas. No Palácio de Cristal, ao sábado, costumam estar sempre mais de 70 pessoas, enquanto que ao domingo, no Parque da cidade, o número oscila entre as 80 e as cem pessoas.