São jovens, vêm de vários países da Europa e têm em comum o gosto pela arte. Depois de Nantes (França), Vilnius (Lituânia) e Tallinn (Estónia), o Neu/Now Festival – festival internacional de artes performativas – apresenta a quarta edição no Porto.

Durante quatro dias – 12, 13, 14 e 15 de julho – 32 trabalhos de jovens provenientes de 18 países europeus vão ser apresentados no Porto. A ideia é “cruzar diferentes áreas, com vários públicos de diferentes idades”, explica Ute Kohlmann, diretora do projeto. Se olharmos para o programa (PDF) percebemos que “durante uma performance de teatro e dança na Casa da Música, por exemplo, as pessoas vão poder ver também uma apresentação em áudio”.

Mas antes de ser um festival, no qual são apresentados os vários projetos selecionados, o Neu/Now é uma plataforma online que promove o trabalho criativo de vários jovens do ensino superior. Isto é, durante o ano os estudantes de licenciatura em artes (ou recentemente licenciados) podem enviar o seu projeto criativo e participar no festival.

Artes performativas (teatro e dança), design, música, cinema e artes visuais são os temas que o Neu/Now Festival quer divulgar. Querem marcar uma posição e fazer a diferença. Estão dispostos a discutir e reformular conceitos e correntes. Começaram por ser um ciclo de conferências e atualmente andam de país em país à procura de novos talentos. O nome diz tudo: ‘neu’ significa ‘novo’ em alemão e ‘now’ quer dizer ‘agora’. A diretora do projeto explica: “Os autores dos projetos são jovens (novos) e estão a aparecer neste momento (agora)”.

O Neu/Now Festival é organizado pela European League of Institutes of the Arts (ELIA), em parceria com várias escolas do ensino superior de artes, nomeadamente a ESMAE. A Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto terá três trabalhos apresentados no festival. No cinema, com “O Milagre”, um trabalho de Amadeu Pena da Silva e Cristiana Gaspar, “Viagem até Casa”, de Bárbara Veiga, e, no design, com o projeto “Is there a crisis!?”, da autoria de Hugo Edgar Mesquita.

No Porto, as atividades vão realizar-se na Casa da Música, na Galeria do Palácio de Cristal, no Mosteiro São Bento da Vitória, Cinema Passos Manuel e no Teatro Carlos Alberto. Quanto aos preços, apenas os concertos e performances na Casa da Música, no Mosteiro São Bento da Vitória e no Teatro Carlos Alberto requerem um bilhete, que varia entre os 4 e os 6 euros. As restantes atividades como exposições, performances e instalações são gratuitas.