Aproxima-se o final do período de inscrições para a próxima edição do Festival Internacional de Vídeo Universitário (U.Frame). Até 30 de julho, os estudantes que decidirem participar na competição devem enviar os seus trabalhos. Em jogo estão prémios que variam entre os 500 e os dois mil euros.

As inscrições para concurso estão restritas a jovens realizadores que frequentem o ensino superior ou que tenham concluído o seu curso há menos de um ano. Para além da curta-metragem, os interessados devem enviar um “teaser” da mesma, bem como fotografias do seu vídeo e informação sobre o mesmo, juntamente com o comprovativo de frequência do ensino superior.

As escolhas do júri serão conhecidas a 28 de agosto, altura em que, na página oficial do certame, serão sabidos os nomes dos estudantes que vão participar na competição. Existem cinco categorias a concurso: melhor curta-metragem de animação, documentário, experimental, ficção e peça realizada com dispositivos móveis.

O U.Frame deste ano realiza-se no Brasil, de 25 a 27 de outubro. Esta é a primeira vez que este país recebe o evento. O espaço escolhido para receber o certame foi o da Universidade Metodista de São Paulo. O U.FRAME nasceu em 2008,por iniciativa conjunta da Universidade do Porto (UP) e da Universidade da Coruña.