Com o festival Milhões de Festa (MdF) prestes a começar, as visitas a Barcelos têm tendência a aumentar. Mas porquê passar todos os dias no interior do recinto se a cidade está ali mesmo ao lado?

Para quem vem do Porto, a viagem de comboio dura cerca de uma hora e custa 5,75 euros. A entrada para Barcelos faz-se pela ponte medieval, que a liga a Barcelinhos. Os visitantes são interpelados pelo pelourinho e pelos Paços do Concelho, onde se encontra também a Igreja Matriz.

Bem perto está o Museu Arqueológico, de entrada gratuita, que exibe brasões, azulejos, sarcófagos, esculturas e portas e janelas que respiram antiguidade. O largo do Apoio é procurado pelos habitantes por ser um espaço amplo, praticamente livre de trânsito e com esplanadas junto à fonte.

Quem for a Barcelos, mesmo que ainda não conheça a história do galo, não vai deixar de reparar nele. Pela cidade estão espalhados diversos monumentos ao símbolo, cada um com pormenores diferentes e todos de tamanho superior ao do ser humano.

Chamada a atenção para o artesanato, por que não passar pela Loja de Artesanato, da Associação de Artesãos de Barcelos? Esta exibe centenas de artigos originais e únicos, feitos à mão pelos próprios artesãos e com uma variedade de preços para todos os gostos, para quem estiver interessado em levar uma recordação para casa.

O largo da Porta Nova e o Passeio dos Assentos providenciam bons locais para repousar, com vista para o Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, uma das “Sete Maravilhas” de Barcelos.

Sobra ainda tempo para passar na praia fluvial e apanhar um pouco de sol. Para os que preferirem o toque da areia e o refresco do rio, passar uma tarde junto à ponte medieval pode ser uma boa opção.


Música: “April Showers”, por ProleteR