A Federação Académica do Porto vai promover, de 20 a 22 de julho, debates e formação sobre matérias relacionadas com o emprego jovem. Em comunicado, a FAP adianta que estarão presentes no evento “várias personalidades notáveis a nível nacional”, destacando nomes como João Vieira Lopes, António Garcia Pereira ou Pedro Marinho Falcão.

Esta é a segunda edição da “Plataforma de Formação e Discussão para a Promoção do Emprego Qualificado”, que pretende ajudar a fazer frente à crise financeira que levou “os países ocidentais a uma longa crise económica” e conduziu a “fortes repercussões sociais” em países como Portugal. O evento foca-se no desemprego jovem, um problema social com “fortes implicâncias na tardia emancipação jovem”.

Para contrariar os mais recentes números do Eurostat, que mostram que “a taxa de desemprego jovem ajustada sazonalmente” em Portugal é de “36,4%”, algumas associações académicas e de estudantes juntaram-se em abril, altura em que foi considerada a criação da corrente plataforma, para promover “um profundo e sério debate em torno das matérias fiscais, contributivas e relativas ao direito do trabalho”.

Esta segunda sessão (depois de uma sessão que aconteceu em junho, em Lisboa), está a cargo da federação portuense e pretende continuar o trabalho desenvolvido na anterior. No programa dos três dias constam workshops sobre as implicâncias do regime fiscal e contributivo no desemprego jovem, sobre políticias de ajustamento orçamental, direito do trabalho e debates sobre legislação laboral.

Nos primeiros dois dias, as atividades, que vão decorrer na sede da federação, são abertas ao público em geral. No último dia, as sessões são fechadas e exclusivas para federações e associações académicas, servindo para “reflexão interna”.