Quem visita a cidade de Aveiro, sempre a compara a uma pequena “Veneza portuguesa”. Os seus canais e a azáfama dos barcos moliceiros, característicos da zona, convidam a um passeio pela ria. Para aqueles que vão à procura de um dia “low cost”, a cidade tem muito para oferecer a quem anda a pé ou de bicicleta.

A viagem de comboio a partir do Porto dura cerca de uma hora, pelo preço de três euros. Desde o largo da estação até ao centro da cidade levam apenas alguns minutos a pé. No cais do Côjo iniciam-se as viagens de barco e as vistas sob os edifícios e construções típicas aveirenses.

As ruas estreitas que se estendem do lado esquerdo do cais do Côjo estão repletas de pequenas casas tradicionais. Entre elas situa-se o cais dos Botirões, que começa pela invulgar ponte pedonal circular e o largo e a capela de S. Gonçalinho. A poucos passos encontra-se o Mercado do Peixe, que é abastecido pelo pescado da manhã e à noite se transforma numa das maiores zonas de diversão noturna.

Os ovos moles são o doce aveirense de eleição. Se uma caixa pode significar doce e preço em demasia, porque não experimentar os doces avulso que rondam os 70 cêntimos?

É fácil percorrer a cidade a pé. No entanto, uma alternativa viável, a custo zero, são as “BUGA”. Estas bicicletas ao dispor do público em geral, na praça do Mercado, e, mediante a apresentação de um documento identificativo, podem ser alugadas pelo período de tempo desejado.

Música: “East Harlem”, por Beirut