Na última edição do Webometrics, “ranking” espanhol que se dedica a medir a presença “online” de mais de vinte mil instituições de ensino superior de todo o mundo, a Universidade do Porto (UP) surge como a oitava europeia melhor classificada, quatro lugares acima do alcançado em 2011.

Já a nível mundial, a UP alcança a 69.ª posição numa tabela “dominada por universidades norte-americanas”, pode ler-se no comunicado da instituição portuense.

A Universidade do Porto é, ainda, a “única instituição de ensino superior portuguesa a figurar nos primeiros cinquenta lugares da Europa e nos primeiros cem do mundo”. No Top 100 europeu constam, ainda, a Universidade Técnica de Lisboa (61.º), a Universidade de Coimbra (74.º), a Universidade de Lisboa (84.ª) e a Universidade do Minho (98.º).

O Webometrics avalia, de seis em seis meses, o impacto da presença das universidades na Internet, avaliando critérios como “a quantidade e qualidade de material publicado na Internet, o acesso livre a esse material e a excelência científica do mesmo”.

A Universidade de Harvard e o Massachussetts Institute of Technology (MIT) lideram a tabela mundial, que coloca 41 instituições norte-americanas nas 50 primeiras.