Música

A praça Filipa de Lencastre tem muita música durante o fim-de-semana. No dia 24 é a vez do Rui Vilhena Quarteto se apresentar ao público, pelas 22h00. No dia seguinte, e à mesma hora, é a vez de Lado Porto subir ao palco. No domingo, das 18h00 até às 20h00, há Jazz na Praça.

No domingo, continua o Porto Sunday Sessions no jardim de São Lázaro. A partir das 17h00, quatro horas de música que contam com a presença de Pedro Norton.

As sessões de Porta-Jazz ao Relento, no Palácio de Cristal, terminam este sábado. Eurico Costa Quarteto dá música a partir das 22h00, com entrada livre.

Também no sábado, Mónica Ferraz sobre ao palco do Parque Urbano da Rabada, enquadrado no Festival Multicultural de Santo Tirso. A ex-vocalista dos Mesa e a voz de músicas como “Go Go Go” e “Golden Days” começa a cantar a partir das 22h30, com entrada gratuita.

Para quem estiver mais a sul e for fã de música cantada em português, os alentejanos Virgem Suta apresentam os seus êxitos na Alameda 8, em Espinho, a partir das 22h00.

No domingo, o Palácio de Cristal volta a receber música. Com acesso livre e a partir das 16h30, na Concha Acústica, há concerto da banda espanhola Acordes del Duero. Meia hora mais cedo começa a sessão de Fado Vadio desta semana, no Restaurante Meia Pipa, com entrada livre.

Exposições

De 17 de agosto a 23 de setembro, a praça D. João I recebe a exposição “Entre Margens“, projeto de intervenção artística nos centros históricos de várias cidades da Região do Douro. Através do olhar de fotógrafos e artistas descobrimos um universo marcado pelo rio, pelo vinho, pela paisagem e, essencialmente, pelas suas gentes.

“Açores: 9 ilhas | 9 fotógrafos”, até 23 de setembro, no Centro Português de Fotografia. De terça a sexta, das 10h00 às 18h00 (encerrado das 12h30 às 15h00) e domingos e feriados das 15h00 até às 19h00.

“Imagens do Vinho do Porto: rótulos e cartazes”: exposição sobre uma das marcas da região, na Reitoria da Universidade do Porto. Até 26 de outubro, das 11h00 até às 17h00 (com intervalo entre as 13h00 e as 14h00), de terça a sexta-feira.

Cinema

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett apresenta, na quarta-feira, no Ciclo Invicta Filmes, “Todos Morreram Calçados” (1941), às 18h30, com entrada gratuita.

Os jardins do Palácio de Cristal transformam-se em sala de cinema para receber o filme “Crónica“, no Ciclo de Cinema Fora do Sítio. No dia seguinte é a vez de “Sem Tempo” ocupar a tela da
praça da Trindade. Ambas as sessões são gratuitas, a partir das 22h00.

Outros eventos

A Quinta da Bonjóia, em Campanhã, recebe os “Serões da Bonjóia – Tertúlias à Moda do Porto”. Na quinta-feira, às 21h15, com entrada livre (limitada à lotação da sala) é “Noite de Poesia”, com Libânia Moreira e amigos.

O recinto do Queimódromo, no Parque da Cidade do Porto, alberga o Porto Extreme Spot, um parque para aficionados pela adrenalina e velocidade. Com o objetivo de estimular a competitvidade da cidade e proporcionar oferta turística, o espaço tem entrada livre.

Há teatro no Festival Varandas. “À Barca, Houlá”, texto de Gil Vicente, na praça da Batalha, a partir das 22h00, na sexta-feira.

No Centro Comercial Cidade do Porto há “Snoppy Parade“. Em exposição até dia 24 de setembro, o público vai votar na favorita das onze estátuas do famoso cão e a mais votada vai ser adquirida pelo shopping. O valor vai reverter para o projeto da UNICEF “Escolas para África”.

No que diz respeito a atividades desportivas, a cidade do Porto recebe as “Manhãs de Tai-Chi”. Sábados, das 11h00 até às 12h00, nos jardins do Palácio de Cristal (junto à Concha Acústica), e domingos, das 10h00 às 11h00, no Parque da Cidade (junto ao Edifício Transparente).

Ainda no âmbito do desporto, há “Domingos de Ioga”, às 11h00, nos jardins do Palácio de Cristal e no Parque da Cidade, junto ao Pavilhão da Água.