A plataforma online “Portugal, o melhor destino” desafia os portugueses a criarem o maior álbum fotográfico do país. O objetivo é divulgar Portugal e apresentar fotos que afirmem a excelência e a qualidade enquanto destino turístico.

Para cumprir este intuito, o projeto apela ao “orgulho” dos portugueses como forma de mostrar que Portugal é “muito mais do que fado e futebol”.

Prémios

O passatempo contempla quatro categorias de prémios: o top dos dez participantes (concorrentes com maior número de votos), o top das dez fotos (sujeitas a apreciação de um júri), o prémio da melhor foto (em natureza e cultura) e um prémio de participação (atribuído a todas as submissões). Os prémios são máquinas fotográficas profissionais, álbuns de desconto e vales de desconto.

Para participar, basta submeter uma ou mais fotografias (com um mínimo de um gigabite e um máximo de quatro gigabite), tirada em território português, juntamente com a indicação da região onde foi captada a imagem. A inscrição no passatempo é gratuita e as fotografias a concurso devem ser submetidas até 18 de setembro, inclusive. O regulamento do passatempo pode ser consultado aqui.

No conjunto de embaixadores da iniciativa contam-se nomes como o ator Diogo Morgado, os pilotos Bernardo Sousa e Armindo Araújo, e o músico Paulo Furtado (The Legendary Tigerman), entre outros.

No que diz respeito às estatísticas, cerca de 58% das participações são de homens. Das fotos submetidas, as fotos da região da Estremadura são em maior número, seguidas das imagens do Douro e da Beira Litoral, respetivamente.

No site do projeto, é possível ver e votar nas mais de 50 mil fotografias a concurso. As dez mil fotos mais votadas vão ser impressas naquele que pretende ser o Maior Álbum Fotográfico do mundo (com 3,5 metros de altura e 16 metros de comprimento), impresso em exemplar único não-comercial, para efeitos expositivos, e também a concurso para o livro de recordes do Link,