A iniciativa “O Meu Movimento”, promovida através do site do governo de Portugal, permite aos cidadãos criarem movimentos online para defenderem uma determinada causa. O objetivo máximo é conseguir uma audiência privada com o primeiro-ministro e ter o movimento mais votado da iniciativa é a condição.

Nesta segunda edição (a primeira terminou em abril), algumas das regras foram mudadas: o prazo para a criação dos movimentos foi alargado e uma mudança na votação, que passará a ser feita em duas rondas, sendo que na segunda todos os finalistas competem em igualdade de circunstâncias, partindo dos zero pontos.

Este alargamento, feito com base nas sugestões dos utilizadores do portal, pretende que o processo seja “justo e transparente”, dando a oportunidade a quem cria um movimento mais tarde de poder recolher apoiantes. “Acreditamos que estas alterações contribuirão para um processo ainda mais produtivo e interessante, garantindo aos participantes, apoiantes e espetadores um debate vigoroso e dinâmico com o qual todos temos a ganhar”, indica o site da iniciativa.

Para criar o movimento é necessário estar registado no Portal do Governo e, até 30 de setembro, apresentar a causa defendida num máximo de 160 caracteres, com uma linguagem objetiva, de forma a conseguir angariar o maior número possível de seguidores e apoiantes. Os sete movimentos mais votados ficarão disponíveis para votação final. Ao movimento com mais seguidores será, depois, dada a oportunidade de defender os méritos da causa, numa audiência oficial com o primeiro-ministro, que apelou num vídeo à participação dos portugueses.

Na primeira edição, Sérgio Caetano, jornalista de 37 anos, autor do movimento vencedor, defendeu a sua causa perante Pedro Passos Coelho e o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas. O “Movimento Pela Abolição das Corridas de Touros” foi o mais votado de entre as 1.008 iniciativas que concorreram, com 8.163 votos dos mais de 16 mil totais.