Cinema

O Ciclo Invicta Fimes apresenta, a 28, terça-feira, o filme “Feridas de Guerra”, de 1941, e, no dia seguinte, apresenta o ciclo do mês de setembro, com o filme “Isabel de Inglaterra”, de 1939.

O Fantástico Homem-Aranha” e “A Idade do Rock” são os filmes que o Ciclo de Cinema Fora do Sítio traz à cidade do Porto. O primeiro é exibido na sexta-feira, no Court Central do Complexo de Ténis Monte Aventino, e o segundo na tela da praça da Ribeira, no sábado. Com entrada gratuita, as sessões começam às 22h00.

O filme “Balas e Bolinhos – o último capítulo” tem a sua antestreia marcada para sábado, às 21h30, no Grande Auditório do Teatro Rivoli. Os bilhetes custam 15 euros (com a presença dos atores do filme e “welcome drinks”).

Exposições

O projeto “Entre Margens” está em exposição na praça D. João I, com acesso livre, até dia 23 de setembro. Projeto de intervenção artística nos centros históricos de várias cidades da região do Douro. Através do olhar de fotógrafos e artistas descobrimos um universo marcado pelo rio, pelo vinho, pela paisagem e, essencialmente, pelas suas gentes.

“Açores: 9 ilhas | 9 fotógrafos”, até 23 de setembro, no Centro Português de Fotografia. De terça a sexta, das 10h00 às 18h00 (encerrado das 12h30 às 15h00) e domingos e feriados das 15h00 até às 19h00.

No Centro Comercial Cidade do Porto há “Snoppy Parade“. Em exposição até dia 24 de setembro, o público vai votar na favorita das onze estátuas do famoso cão e a mais votada vai ser adquirida pelo shopping. O valor vai reverter para o projeto da UNICEF “Escolas para África”.

Música

Esta semana há “Noites Ritual” nos jardins do Palácio de Cristal. Na sexta-feira sobem ao palco os Dead Combo & Royal Orquestra das Caveiras e os Wraygunn. No sábado é a vez dos Paus e dos Naifa. O passe para os dois dias custa cinco euros (à venda nos locais habituais) e os espetáculos começam às 21h30.

Todos os fins-de-semana há música na praça D. Filipa de Lencastre. Esta sexta-feira, o palco pertence aos Verbalize Jah, a partir das 22h00. À mesma hora e no dia seguinte, há “Tributo aos Police”. No domingo, há “Jazz na Praça”, a partir das 18h00 e durante duas horas.

Ao sábado, há “Fado Vadio” pela cidade do Porto. No dia 1 de setembro e com entrada livre, a partir das 16h00, é no Restaurante Estudantina – Centro Comercial Alexandre Herculano, na rua com o mesmo nome, número 352.

Também no sábado, mas a partir das 22h00, há quarta edição de “Jam Session”, acústica, na praça dos Leões, com acesso livre.

Eventos diversos

Desde quarta-feira e até sábado, há Campeonato Europeu de Mini-Golfe no Jardim do Passeio Alegre. Trata-se da mais importante prova do calendário da Federação Europeia de Mini-Golfe. Vão estar representados cerca de 15 países, num total de 300 atletas, treinadores e responsáveis. Com entrada livre, das 08h00 até às 18h00.

A Fundação Porto Social traz mais um Serão da Bonjóia, com o tema “O Que é a Realidade?” e conduzido por Maria Burgete. No dia 30, às 21h15, na Quinta da Bonjóia, em Campanhã.

Na gastronomia, há Circuito do Bacalhau à Gomes de Sá, na sexta-feira. A partir das 11h00 e até às 12h30, na Casa do Infante, com entrada livre, mediante inscrição prévia.

O Festival Varandas traz poesia até ao Largo Montpellier: “Palavra Estendida”, às 22h00, na sexta-feira.

O “Baixa em Forma” traz xadrez à praça dos Poveiros, entre as 10h00 e as 12h00 e entre as 14h00 e as 17h00 de sábado. No mesmo dia, há tiro com arco das 10h00 às 13h00, no Campo dos Mártires da Pátria. Gratuito, mas alguns dos eventos requerem inscrição prévia.

No fim-de-semana, há “Teatro Dom Roberto”. No sábado, duas sessões nos jardins do Palácio de Cristal (uma sessão às 16h00 e outra às 17h30); no domingo, uma sessão às 12h00 na praça da Ribeira e outra sessão incluída no Porto Sunday Sessions, às 17h30.