A Porto Design Week vai ter lugar entre os dias 5 e 9 de setembro, em simultâneo com a 22.ª edição da CERANOR – feira de casa, hotelaria, decoração e brinde -, realizada na EXPONOR.

Como objetivo, a iniciativa pretende dar relevância à criação, ao trabalho feito “à medida”, a espaços únicos e excecionais na cidade e visa projetar o Porto como cidade cosmopolita e de referência nos domínios do design e da arquitetura.

De cariz “outdoor”, este evento coloca o design no epicentro, oferecendo ao público um programa de debates, exposições, workshops e condições vantajosas (descontos) nos parceiros e lojas aderentes. A iniciativa envolve instituições culturais, lojas, designers, hóteis, “guest houses” e restaurantes/bares. O programa pode ser consultado aqui.

A Fundação de Serralves, o Museu Soares dos Reis, a Ordem dos Arquitetos, a Terra na Boca – Associação Cultural Mundo Lá Dentro, o Instituto Português de Fotografia, o Palácio das Artes – Fábrica de Talentos e o Arrebita! Porto – Projeto de Repovoamento e Requalificação Urbana são os parceiros institucionais que participam na iniciativa. Cada participante apresenta um programa de atividades que, no conjunto, resultará num programa apelativo e diversificado, inteiramente dedicado ao design e à cidade.

Ao colocar, durante cinco dias, o design no centro de todas as atenções, aproximando os vários agentes da comunidade – designers, arquitetos, instituições, marcas comerciais e lojas -, a Porto Design Week assume-se como um evento de intervenção, que transcende o espaço da feira porque, fazendo parte do tradicional espaço de negócios na EXPONOR, estende-se à cidade.