De acordo com os dados disponibilizados pelo ministério da Educação e da Ciência, a Universidade do Porto (UP) foi a universidade mais escolhida pelos candidatos ao ensino superior no ano letivo de 2012/2013.

A UP foi colocada como primeira opção por 7.436 candidatos e foram ocupadas 4.103 vagas dos lugares totais. Apenas três dos 51 cursos de licenciatura e mestrado integrado não preencheram por completo as vagas disponíveis para esta primeira fase do concurso nacional.

Com o maior número de vagas e com a mais alta taxa de preenchimento de vagas do país, com 99 % de ocupação, a UP é seguida pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), com 96%, e pelas universidades Técnica e Nova de Lisboa, ambas com 95%.

Neste ano letivo, o número de candidatos (45.078) foi também o mais baixo dos últimos seis anos, ficando por colocar 4.663 alunos, segundo os números divulgados. Na primeira fase entraram 89,6% do total de candidatos; destes, 54% entraram no curso que escolheram como primeira opção, menos quatro por cento do que no ano letivo passado.

Segundo os dados divulgados pelo ministério de Nuno Crato, de um total de 1.122 cursos com vagas abertas em todas as instituições de ensino superior do país, 559 já estão completos mas outros 57 não tiveram qualquer candidatura.

UP com as notas mais altas de acesso

A Universidade do Porto apresenta também as notas mais altas de ingresso. A mais alta nota do país para entrada no ensino superior pertence aos cursos de mestrado integrado de Medicina da Faculdade de Medicina (FMUP) e de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), com 183,5 valores. No que diz respeito aos cursos da UP e das respetivas médias, é Arquitetura que se segue e ocupa a quinta posição do ranking nacional, com 181 valores.

Se alargarmos esta análise aos 25 cursos com as mais altas notas de entrada, verificamos que nove pertencem à Universidade do Porto. O que significa que mais de um terço dos 25 cursos com as melhores notas de acesso ao ensino superior pertencem a uma única instituição: a Universidade do Porto.

Em 28 cursos – Turismo da Escola Superior de Educação de Coimbra e Gestão Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego – não foi preciso ter nota positiva para entrar. Direito na Universidade de Lisboa, com 452 colocações, volta a ser o maior curso a nível nacional, seguido de Direito em Coimbra (334 colocados).