De 22 a 28 de outubro, o Porto recebe o festival organizado pelo Instituto Francês de Portugal. Oito antestreias e cinco filmes de animação vão levar a sétima arte às salas da Biblioteca Almeida Garrett e do Rivoli. O evento pretende “mostrar filmes recentes e de qualidade e apoiar os distribuidores portugueses na sua promoção”.

Maria de Medeiros, madrinha desta edição, escolheu seis dos seus trabalhos para serem apresentados em seis cidades: Porto, Lisboa, Almada, Faro, Coimbra e Guimarães. Olivier Assayas, homenageado no “Curtas Vila do Conde”, volta a ser figura de destaque. Em exibição estarão 12 filmes do realizador, incluindo o seu mais recente trabalho – “Après Mai” -, ainda sem saída comercial em França.

Jacques Audiard vai ter também seis dos seus filmes em exibição, numa retrospetiva à obra do autor. O seu último trabalho, “De Rouille et d’Os“, está em antestreia nacional. O festival apresenta ainda “Lola“, de Jacques Demi. A obra foi restaurada depois de um incêndio ter queimado o negativo em 1970.

Mas “L’Exercice de L’état“, de Pierre Schöeller, é a primeira antestreia transmitida no festival, no dia 24. Já os primeiros dois dias estão reservados para o “Universo da Animação”.

Este ano, são muitas as antestreias exclusivas deste festival, já que não têm distribuição assegurada no país. Ao filme mais votado pelos espectadores é atribuído o “Prémio do Público” no valor de 2500 euros para a campanha de promoção em Portugal.

O preço de cada sessão é de 3,50 euros. Menores de 25 e maiores de 65 anos pagam 3 euros. Os horários das sessões ainda não foram divulgados mas a RTP2 garante a divulgação da festa. Aos sábados à noite, os programas “Sessão Dupla” e “Onda Curta” transmitem uma seleção de longas e curtas metragens.