Começa com planos do rio Douro e da ponte Luís I, num dia de nevoeiro e chuva miúda. A ponte da Arrábida também aparece, assim como vendedores de rua e senhores que varrem o lixo. Há turistas – muitos – e momentos que parecem encenação mas são naturais. É o Porto em 24 horas.

No 15.º International Film Festival Documente Art, na Roménia, “Uma Cidade Chamada Porto” recebeu, a 29 de Setembro, o “Award for the Tourism-Related Commercial”, distinção para o melhor vídeo de promoção turística. Ao P3, Nuno Rocha, da Filmesdamente, confessa que foram informados por e-mail do prémio, algo que não esperavam. “É sempre uma honra poder ser premiado num festival onde se valoriza o turismo e a mostra de cidades”, diz.

“Uma Cidade Chamada Porto”, filme de 2011 da produtora Filmesdamente, é “completamente realista”. Nuno Rocha, um dos responsáveis pela filmagem, conta o filme foi feito para testar um equipamento novo – uma Sony PMW-F3 – cedido por uma empresa. “Pegámos na câmara e quisemos filmar o Porto durante as 24 horas, desde manhã cedo até ao Sol se pôr”, conta Nuno.

“Foi uma coisa feita sem guião – algo que normalmente não acontece. Simplesmente, sabíamos mais ou menos o que queríamos fazer e as pessoas que nos apareceram não foram encenadas.” Não precisaram apenas de 24 horas para as filmagens, mas quase. Em poucos dias transformou-se num fenómeno viral “com mais de 200 mil visualizações” no canal do Vimeo da produtora portuense. “Sem quaisquer correcções de cor”, pode ler-se no início do filme e salienta, também, Nuno Rocha.

Esta não foi a primeira vez que o filme foi distinguido. Já este ano, “Uma Cidade Chamada Porto” conseguiu o segundo lugar na categoria “A Cidade com Vida” nos prémios Portivity, promovidos pela Associação Nacional de Jovens Empresários.