Depois das partidas a meio da semana para as competições europeias, “dragões” e “leões” preparam-se para o jogo deste domingo. O FC Porto fez um bom arranque de temporada, com seis vitórias em oito jogos, e vem de um excelente resultado obtido frente aos milionários do Paris Saint-Germain (1-0), para a Liga dos Campeões.

Já o Sporting teve um início de época muito aquém das expetativas, marcado por uma crise de resultados. Os “leões” ganharam apenas dois dos nove jogos oficiais que já realizaram e vêm de uma pesada derrota por 3-0, frente ao Videoton, para a Liga Europa. Além disso, a equipa de Alvalade irá ser orientada no clássico por Oceano, devido ao recente despedimento de Sá Pinto. Uma vitória frente a um rival seria muito importante para alterar os índices anímicos no balneário leonino.

As duas equipas defrontam-se pela 79.ª vez

No entanto, o jogo deste domingo não será fácil para a formação lisboeta. Além de defrontarem um FC Porto com a motivação em alta e que vai contar com o apoio de um estádio lotado, o Sporting tem ainda a história a seu desfavor. Nas últimas quatro décadas, apenas por quatro vezes os “leões” saíram vencedores dos duelos no reduto do FC Porto, em partidas a contar para o campeonato. A última vitória conseguida foi em 2006/2007, com o chileno Rodrigo Tello a marcar o único golo da partida. Na Liga, este é o 79.º jogo em que o Sporting visita os “azuis e brancos”. Os portistas levam 41 vitórias, contra um registo de 13 vitórias leoninas. Os outros 24 jogos terminaram numa igualdade.

O FC Porto encontra-se no segundo lugar da Liga, empatado com o Benfica, ambos com 11 pontos. Mas os “encarnados” lideram devido à diferença de golos. Em caso de vitória, os portistas somam 14 pontos, pelo que podem, ou não, isolar-se na liderança do campeonato. Tudo depende do que fizer amanhã o Benfica na receção ao Beira-Mar. O Sporting partilha o sétimo lugar com o Gil Vicente, ambos com seis pontos. Uma vitória significaria chegar aos 9 pontos e aos lugares cimeiros do campeonato.

O clássico terá arbitragem de Jorge Sousa.