A FEUP esteve em destaque, na edição de 2011 do “Prémio SECIL Universidades”. Os alunos Tiago Costa Pinto e Cláudio Horas viram os seus projectos premiados neste concurso.

O trabalho de Tiago Costa Pinto visava a criação de um projecto de adaptação da Ponte da Arrábida para uma travessia de metro. Este trabalho inseriu-se na última fase prevista para o desenvolvimento do Metro do Porto e que inclui a criação de uma ligação do Campo Alegre (Porto) à Arrábida (Gaia).

Para além das vantagens nos custos, a solução apresentada teve em conta o impacto visual das modificações na ponte, uma vez que a estrutura é candidata a Monumento Nacional.

Cláudio Horas desenvolveu um estudo sobre o comportamento dinâmico de pontes com tabuleiro pré-fabricado em vias de alta velocidade. Embora o estudo tenha incidido num viaduto de estrutura pré-fabricada existente em Alverca, o objectivo é extrapolar os resultados a estruturas semelhantes.

Este prémio é atribuído anualmente e é organizado pela cimenteira SECIL, com apoio da Ordem dos Engenheiros e com o Alto Patrocínio da Presidência da República. Os vencedores recebem um diploma e a quantia de cinco mil euros.