“Estou honrado por ser eleito presidente pelo povo dos Estados Unidos. Mas eu sou um soldado, não um político”. O quê?! Barack Obama é um soldado?! Ou será Mitt Romney?

Na verdade, nem um, nem outro. As palavras pertencem a Capitão América, o novo presidente dos EUA. Pelo menos, é isso que nos mostra o número 16 da banda-desenhada (BD) “Ultimate Comics”, da editora norte-americana Marvel.

As eleições presidenciais norte-americanas estão a menos de um mês de distância (6 de novembro) e a “empresa mãe” de Homem-Aranha e companhia já deixou de fora da corrida Barack Obama e Mitt Romney.

Capitão América

– Força, velocidade, agilidade, resistência e reflexos acima da média
– Imune a doenças terrestres e aos efeitos do álcool e de drogas
– Hábil estratega e líder no campo de batalha
– Perito em várias artes marciais

Já se sabe que o cargo de presidente dos Estados Unidos representa um fardo pesado, e que, muitas vezes, diz-se que quem detém esse título passa a ser a pessoa mais poderosa do mundo. Mas, agora, a Marvel levou essa ideia à letra…e ao desenho.

Na BD em questão – “Ultimate Comics” (versão em que os super-heróis que toda a gente conhece têm passados e histórias diferentes das originais) -, Steve Rogers, vulgo Capitão América, aceita a decisão de voto dos seus compatriotas, mas dá a entender que não vai ser um presidente de escritório. Por outras palavras, isto significa que é melhor os inimigos dos EUA cuidarem-se, porque vão ter de se haver com o punho e com o escudo de “vibranium” do novo dono da Casa Branca.

Uma história de BD, ou algo mais?

Criado por altura da 2.ª Guerra Mundial por Joe Simon e Jack Kirby, o Capitão América tornou-se num símbolo motivacional para o povo norte-americano. Tornado num “super-homem” pelo soro que uma vez lhe foi administrado, Steve Rogers era capaz de derrotar o império nazi e as maleitas mundiais com a sua superforça e os seus bons valores.

A verdade é que as histórias de super-heróis sempre foram conhecidas por criar metáforas com o mundo real. Por isso, será esta uma forma de os EUA vincarem uma posição de força e autoridade numa cena política em que outros atores têm ganho notoriedade? Será uma forma de aproveitar as eleições de novembro para vender mais livros? Ou será apenas uma banda-desenhada do Capitão América?

O número 16 de “Ultimate Comics” foi escrito por Sam Humphries e desenhado por Luke Ross.