A 31.ª edição do Portugal Fashion volta a marcar presença nas duas grandes cidades do país, para mostrar aos portugueses as propostas dos criadores para a próxima Primavera/Verão. Lisboa recebe, no dia 16, alguns desfiles de Jovens Criadores, no âmbito do Espaço Bloom. Aquele que em tempos foi visto como um conceito quase revolucionário em Portugal, é hoje um dos pontos altos do evento e, uma das principais plataformas de divulgação de novos talentos da moda nacional. De 17 a 20, como é habitual, o Portugal Fashion regressa à casa mãe na Invicta para mostrar o melhor da moda portuguesa, desta vez sob o tema “Timeline”.

Segundo Manuel Teixeira, presidente da comissão executiva, em declarações à agência Lusa, o evento vai mostrar-se num espaço completamente reinventado, com uma dinâmica mais forte entre aquilo que é o espaço Bloom e a consagrada passerelle principal. De modo a desvendar um pouco do que se pode esperar, Manuel Teixeira diz que “vai-se potenciar ao máximo a frente ribeirinha”.

E se a moda é tantas vezes associada ao luxo e à abundância, a verdade é que a crise também afeta o sector. Nos últimos anos, a organização do Portugal Fashion tem-se deparado com um número decrescente de patrocínios, o que tem potenciado alterações no decorrer do evento. Mas Manuel Teixeira acredita que as dificuldades não devem pôr em causa a qualidade e boa imagem do evento, e que, para isso, a chave é “conseguir dar a volta à austeridade e reinventar com menos recursos”.

Quanto a nomes, esta 31.ª edição vai poder contar, entre outros, com a dupla Alves/Gonçalves, Anabela Baldaque, Fátima Lopes, Felipe Oliveira Batista, Júlio Torcato, Luís Buchinho, Luís Onofre, Katty Xiomara, Miguel Vieira e Storytailors. Em simultâneo com os desfiles principais e, como já nos tem vindo a habituar há quatro edições, o Espaço Bloom vai receber 16 jovens criadores.