No dia 17, o ponto de encontro é na estação de metro da Trindade, às 17h30, para levar a cabo a ação de protesto “Quero o meu passe de volta!”. O objetivo é a recuperação do desconto de que os estudantes beneficiavam no passe mensal de metro e autocarro, no início do passado ano letivo.

A emenda “prevê agora o desconto de 60% apenas para os estudantes que beneficiem da Ação Social Direta”, medida que os estudantes consideram “injusta”, defendendo que “o passe escolar e o direito à mobilidade é de todo e qualquer estudante”. Alegam não se tratar de “um capricho” mas sim de um “direito estudantil que não pode ser retirado”, apelando à participação de todos os estudantes do ensino superior do Porto.

Organizada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (AEFBAUP), foi divulgado nas redes sociais e já conta já com a solidariedade de associações de estudantes de outras instituições, como AEESEP, AEFLUP, AEESMAE e AEFAUP, e com cerca de 200 confirmações.