Basta aceder ao site do ReelSurfer, inserir o URL do vídeo (de qualquer website) e começar a editar diretamente no browser. São ferramentas simples e básicas que permitem editar e criar um vídeo, pronto a ser partilhado, em poucos minutos.

É possível ainda criar uma conta que permite guardar todos os filmes e partilhá-los com outros utilizadores, ou até mesmo espreitar o que já foi feito. A versão ainda é experimental mas o objetivo é “construir a mais valiosa rede de conteúdos do planeta – criado por bibliotecas pessoais de pequenos e relevantes vídeos”. Os clipes têm um limite máximo de 30 segundos.

Christian Yang and Neil Joglekar são os mentores do projeto, que começou a ser pensado em 2008 – quando os dois eram ainda alunos da Universidade de Stanford. “A quantidade de conteúdo online é impressionante, tal como comprovam as 72 horas de vídeo enviado para o YouTube a cada minuto”, diz Christian. “Ajudar as pessoas a descobrir o melhor de todo esse conteúdo e conseguir introduzi-lo nas suas vidas ocupadas é um desafio que queremos enfrentar”, garante.

No início, a ideia era “mudar a forma como o vídeo funciona” mas agora, querem fazer de 2012 o “ano do vídeo”. Entretanto, a resposta à versão beta tem sido “enorme”: houve vídeos que já se tornaram virais, atores como Martin Lawrence têm usado a aplicação e até a ReutersTV já criou conta no ReelSurfer.