Numa altura em que o negócio dos meios de comunicação atravessa um período conturbado, Arthur Sulzberger Jr, presidente do “New York Times” (NYT), partilhou a sua perspetiva em relação ao futuro do jornalismo.

O responsável daquele que é um dos media mais bem sucedidos do mundo, disse, na 68.ª assembleia da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que “o futuro do jornalismo é crescentemente digital e crescentemente global”, divulga a agência Efe.

Tendo em conta os pergaminhos do NYT, é possível que todos os restantes órgãos de comunicação vejam esta ideia como a fórmula certa para garantir a sobrevivência. No entanto, Sulzberger Jr sublinhou que a informação e a opinião presentes num jornal devem ter a “mais alta qualidade”. Para isso, destacou que o NYT tem hoje mais correspondentes do que alguma vez teve, ou seja, uma lógica diferente daquela que tem reinado, ultimamente, nos media, com sucessivos despedimentos.

Arthur Sulzberger Jr referiu ainda que o jornalismo deve preservar a vocação internacional. Nas palavras do presidente do NYT, os jornalistas devem cobrir o mundo para “os cidadãos do mundo”.

Neste âmbito, o “New York Times” vai lançar, em 2013, uma versão online em português (brasileiro). Artigos originais do jornal traduzidos para o público brasileiro e produção própria de jornalistas brasileiros para o NYT vão permitir ao media norte-americano uma maior internacionalização.