O diretor e também professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Sebastião Feyo de Azevedo, foi distinguido com a medalha Dieter Behrens, atribuída pela Federação Europeia de Engenharia Química (EFCE).

O prémio, que existe desde 1998, nunca tinha sido entregue a um português. Sebastião Feyo de Azevedo é, assim, o quinto vencedor desta medalha, muito por causa dos 14 anos que passou como membro do Grupo de Educação em Engenharia Química – do qual também foi presidente (2007-2010) -, e também pelo papel que desempenhou na organização académica, na Europa, do curso de Engenharia Química.

Guy Houlsby, diretor do Departamento de Engenharia da Universidade de Oxford (Reino Unido) e presidente do júri que atribuiu o prémio, referiu que teve tudo isto em conta no momento da decisão. Todavia, não terá sido menos importante o facto de Sebastião Feyo de Azevedo ser diretor do departamento de Engenharia Química da FEUP há já onze anos (2001-2011) e diretor daquela faculdade há dois (2010-presente).

A medalha Dieter Behrens é um prémio atribuído de quatro em quatro anos pela Federação Europeia de Engenharia Química, que representa um conjunto de 39 sociedades nacionais de 30 países europeus. O Colégio de Engenharia Química da Ordem dos Engenheiros é o representante português, que também foi responsável pala candidatura de Sebastião Feyo de Azevedo ao prémio.

O diretor da FEUP recebe a medalha a 21 de Abril de 2013, na cerimónia de abertura da conferência europeia de Engenharia Química, em Haia (Holanda).