Na segunda noite de um dos mais importantes eventos de moda nacional, Júlio Torcato, Katty Xiomara, Elisabeth Teixeira e Miguel Vieira apresentaram-nos coleções inesperadas e, acima de tudo, mistas. O que há algumas edições atrás pareciam ser desfiles puramente femininos, mostram agora que a moda também se escreve no masculino.

Júlio Torcato

Na inauguração da segunda noite de Portugal Fashion, a moda escreveu-se no masculino. Num ambiente eletrizante, em que a música rock invadiu os sentidos do público na Alfandega, Júlio Torcato apresentou as suas propostas de verão para eles. A inspiração veio da cidade Londrina, apelidada pelo designer como “cidade da música”, e propôs-se a desconstruir a elegância britânica com um boa dose de irreverência e urbanismo. Os fatos clássicos trocaram as calças pelos calções curtos, as gravatas deixaram para trás o tecido em prol do cabelo (sim, cabelo!) e os apontamentos de cor flúor certificaram-se que tudo era próprio para jovens.

Elisabeth Teixeira

Do rock londrino, passamos para o hip-hop nova-iorquino. Foi a cultura urbana dos anos 90 americanos que inspirou Elisabeth Teixeira no seu regresso às passerelles. O sportstyle marginal das fugas à policia e dos jogos de basquete nas traseiras do prédios foi reinventado pela designer, e surgiu assim numa versão mais moderna, chique, e até romântica. Os factos de treino serviram de ponto de partida para vestidos, casacos e calções que têm tanto de desportivo como luxuoso, e onde as cores fluorescentes fizeram renascer o preto e os pastéis.

Katty Xiomara

Katty Xiomara há muito que é conhecida como uma das designer mais românticas e femininas da moda nacional. A coleção que nos trouxe mostra a leveza habitual numa versão mais adulta, e com um toque de minimalismo. As cores claras, como os tons pastel, os azuis neutros e os verdes naturais aliaram-se a linhas simplistas a cortes mais sóbrios na criação de peças que continuam ultra femininas e fáceis de usar. Os jogos de volumes e as sobreposições de materiais marcaram o ritmo e os tops curtos, a deixar ver a barriga, injetaram uma dose de sensualidade subtil. Caso para dizer – a menina de Xiomara cresceu.

Miguel Vieira

E se Katty amadureceu, Miguel Vieira rejuvenesceu-se. Com o tema “Perfume”, e uma passerelle fortemente aromatizada, o designer deixou para trás o preto, sua imagem de marca, e apresentou uma coleção onde as cores cítricas criaram uma paleta mais jovem e energética. Os pássaros exóticos e as flores tropicais remetem-nos para destinos longínquos, e propõe-nos viajar até às Caraíbas ou Amazónia, com a mesmo elegância e classe de sempre. As blusas e os casacos cintados, as saias justas e as calças subidas dão o mote para o verão feminino, e as peças trabalhadas da alfaiataria dominam as propostas masculinas. No encerramento da segunda noite, Miguel Vieira conquistou o público, e arrecadou o aplauso mais forte desta edição.

Para hoje, na “passerelle” principal vamos poder assistir aos desfiles de Alves/Gonçalves, Diogo Miranda, Felipe Oliveira Batista, Tmcollection by Teresa Martins e o americano Michael Bastian. Intercalado com os principais desfiles, o Espaço Bloom abre portas na cidade do Porto e, vai contar com as presenças do Modatex, Carlos Couto/Ana Segurado, Carlas Pontes e Elionai Campos/João Melo Costa.