E terminou mais uma edição do Portugal Fashion. Cerca de 40 designers ditaram as principais tendências para a próxima primavera/verão. No último dia, como já é tradição, muitos dos desfiles foram dedicados à Indústria. É o caso de Shoes, Luís Onofre e a marca Vicri que teve como anfitrião João Manzarra. A animação tornou-se evidente e o público da Alfândega agradeceu. Já noite dentro, Fátima Lopes protagonizou um dos momentos mais esperados do evento.

Dielmar

No catálogo fornecido à imprensa antes do desfile, surgem citados alguns dos mais bonitos fados portugueses, mas na Alfândega do Porto foi a ópera que se fez ouvir e deu o mote a um ambiente aristocrático que marcaria a coleção. Dielmar já há muito se tornou um dos desfiles masculinos mais antecipados do Portugal Fashion e, este ano não foi excepção. Dielmar Weekend Cotton é a sua mais recente linha, que propõe uma versão mais descontraída, desportiva e natural. O resultado foi uma coleção de fatos de linho e algodão, mais leves e com um ar mais jovem, numa paleta de cores vasta, inspirada nas bancas de gelados. A monotonia dos tecidos naturais e, na sua maioria, sem padrão, foi quebrada por pormenores de requinte, como as echarpes de motivos barrocos, que mostraram mais uma vez que o homem Dielmar é o mais dandy da moda nacional.

Fátima Lopes

E como não podia deixar de ser, o encerramento da “passerelle” ficou mais uma vez a cargo de Fátima Lopes, desta vez num registo mais intimista do que o habitual. Nas notas sobre a coleção, a designer admite ser a “mais pessoal e também a mais representativa da sua vida”, tratando-se de uma viagem à sua infância e à ilha da madeira. As flores grandes em dourado transportaram-nos para a paisagem tropical e florida, surgindo em várias versões – integradas na roupa, aplicadas nos sapatos ou como acessório, e os padrões em cores resplandecentes levaram-nos de volta aos caleidoscópios da infância. Mas esta nostalgia não foi suficiente para retirar a sensualidade a que Fátima já nos habituou: as linhas altamente estruturadas, os decotes vertiginosos, as rachas profundas e as costas expostas tornaram esta numa das suas coleções mais eróticas.

E terminou assim mais uma edição do Portugal Fashion com milhares de visitantes, nos cinco dias que preencheram a agenda do Porto e Lisboa. Os destaques principais vão para as presenças habituais do evento, mas a grande aposta do Portugal Fashion tem sido nos jovens criadores. O Espaço Bloom já é a grande atração dos visitantes, não fossem eles o futuro da moda nacional.