Em Portugal, desde 2010 que o casamento homossexual deixou de ser tema de debate. Com a legalização, qualquer casal homossexual pode casar, com os mesmos direitos e deveres aplicados a um casal de sexos diferentes. Alguns países europeus, por outro lado, não adotaram a mesma medida.

Quanto ao direito à adoção, no entanto, ainda existe alguma discussão tanto cá como lá fora – excepto entre os jovens europeus: os números não deixam muito espaço para dúvidas. No mais recente inquérito do Parlamento Europeu dos Jovens, 85,5% dos jovens é a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Neste aspeto, a Polónia foi o país menos tolerante: dos 443 inquiridos, apenas cerca de 60% concorda. Já na maior parte dos países, entre eles Portugal, o número foi muito além dos 90%.

Não tão consensual é, novamente, o tema da adoção. Ainda assim, os números mostram que mais de 70% dos jovens europeus acreditam que os casais homossexuais devem poder adotar crianças, tal como os outros casais. E apenas 15%, dos 30% restantes, “discordam completamente”. Quanto a este tema, a Polónia continua a ser o país mais intolerante mas, neste caso, poucos são so países que chegam ou ultrapassam os 90% de concordância – com exceção dos países nórdicos.

Maioria dos jovens admite ainda existir muito preconceito

Este estudo mostra uma tolerância crescente por parte dos jovens europeus, o que ainda não parece acontecer no geral dos países de que são oriundos. Mais de 80% acredita que existe um preconceito generalizado contra os homossexuais. No Chipre, Turquia, Croácia e Letónia não há margem para dúvidas: mais de 95% dos jovens inquiridos admite o preconceito da sociedade. Também em Portugal o número ronda os 85%.

64% dos participantes diz ainda que ser homossexual é um obstáculo a ter uma carreira, nos países a que pertencem. Neste aspeto, os números são muito diferentes: apenas na Turquia mais de 95% dos jovens tem esta crença, sendo que nos países onde existia mais preconceito, o número desce abrutamente nesta questão. Mesmo em Portugal, apenas pouco mais de 60% acredita que ser homossexual pode ser um entrave no futuro profissional.

Mais de 50% dos jovens acredita mesmo que a União Europeia devia tomar medidas e cortar o apoio ao desenvolvimento de países que violem os direitos dos homossexuais.

Neste estudo, realizado em setembro e da responsabilidade do Parlamento Europeu dos Jovens
(European Youth Parliament) em colaboração com a Fundação Mercator, participaram 5624 jovens oriundos de 45 países europeus e com idades entre os 16 e os 27 anos. Portugal foi representado por quase 400 jovens.