Os alunos são quem sai a ganhar deste projeto – quer os da universidade quer os das escolas básicas e secundárias. Uns têm apoio escolar, os outros desenvolvem o sentido de responsabilidade social. Foi assim que foi pensado o programa Porto de Futuro – Voluntariado Estudantil Tutorial, uma parceria da UP com a Câmara Municipal do Porto, renovada este ano.

O recrutamento já começou: procuram-se estudantes com vontade de serem voluntários num projeto social que tem como objetivo reduzir o abandono e o insucesso escolar nas escolas básicas e secundárias da cidade do Porto. As tarefas são simples: apoiar nas atividades escolares dos alunos, minimizar dificuldades de aprendizagem dos alunos e facilitar a sua integração na escola e na turma.

Em troca, os estudantes da Universidade desenvolvem competências complementares À formação académica, como o sentido de responsabilidade social.

A intervenção deste ano, vai ser feita nos Agrupamentos de Escolas de Augusto Pires de Lima, de Augusto Gil e do Infante D. Henrique; e as expectativas são elevadas: no ano passado foram mais de mil estudantes inscritos, e nesta edição, “a ambição passa por engrossar estes números”, esclarece a Comissão de Voluntariado da Universidade.