A Tripas começou com quatro bons rapazes e uma “brincadeira séria” durante o verão deste ano. Para além da empresa ligada á educação física que já detinham, queriam criar um negócio com uma “componente de humor bem vincada”, inspirada nos regionalismos.

A pensar na cada vez maior afluência de turistas – e pensando na sua própria experiência em outros países – decidiram criar um negócio de t-shirts que unisse os elementos mais conhecidos da cidade com outras figuras que não passassem despercebidas a quem vem de fora, privilegiando ainda a língua inglesa.

A história começou com o Darth Vader em versão Sandman: “May the Porto be with you!”, dizem eles. As ideias foram surgindo em brainstorming, nas reuniões diárias dos quatro sócios e as restantes “tripas tees” apareceram num ápice, pela mão do único designer do grupo. A “Absolut Porto” é “Absolutely cool!” e a “Super B” é inconfundível. Para os amantes do típico sotaque portuense, ganhou vida a “Porto Accent is Bery Nice“.

Das cores sóbrias e formas simples, passou-se para o meteorito da música – uma referência à característica Casa da Música. E depois de fazerem o King Kong subir aos Clérigos, com direito a aviões de combate, chegam ao sítio mágico que é a Ribeira do Porto.

Em três meses, a nova marca deu cor a alguns dos locais mais emblemáticos da cidade e pretende continuar a fazê-lo. “É muito engraçado trabalhar nisto”, conta José Miguel, um dos sócios. À venda em cerca de seis sítios espalhadopela baixa – incluindo a loja da Universidade do Porto (UP) – o feedback tem sido “muito bom” e a venda, uma constante. “Na internet vendemos sistematicamente, principalmente a pessoas do Porto”, garante.

A Tripas é toda portuense e o grupo de colegas também não quer ir mais longe. “Elas são produzidas e vendidas aqui e é assim que queremos que continue”, afinça José. Mais uma prova de que as vincadas tradições do Porto continuam a ser uma fonte de inspiração para muitos. A equipa, aliás, pode aumentar. Os designers que acreditem estar à altura do serviço e quiserem ver portuenses e turistas com o seu trabalho ao peito, basta candidataram-se.