É junto à Faculdade de Engenharia que se pode encontrar o novo Centro de Inovação do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC). Com uma área de aproximadamente 2.000 m2, este espaço permitirá a jovens empreendedores o desenvolvimento prático das suas ideias.

Nesta fase inicial, encontram-se instaladas no edifício empresas como a Sonae Indústria, ISA – Intelligent Sensing Anywher -, a Tomorrow Options – especializada no desenvolvimento de dispositivos eletrónicos -, a InovRetail – que apliva a inovação no setor do retalho – e a Tweasy – empresa suíça dedicada à área do marketing digital.

Com um discurso otimista, o reitor da Universidade do Porto (UP) destaca a importância da dinâmica destes centros e respetivas parcerias, que “dinamizam e incentivam o empreendedorismo jovem”, criando uma “interface com o tecido económico”. O presidente do UPTEC, Novais Barbosa, diz ainda que este novo centro “representa um salto qualitativo para a Universidade” e surge como resposta ao clima de desânimo. Assume como “grandes objetivos para este centro” o apoio a novas empresas e a atração de centros de inovação com forte presença em mercados internacionais.

Os representantes das empresas envolvidas manifestaram também o seu entusiasmo ao estarem ligadas “à universidade portuguesa melhor posicionada a nível europeu no âmbito da investigação científica e tecnológica”. Com palavras mais informais, Paulo Ferreira dos Santos, CEO da Tomorrow Options, afirmou – via Skype – que “são iniciativas como esta que mostram que Portugal não tem só maus políticos, mas muito boas empresas”.

A sessão de inauguração encerrou com as palavras do chefe de gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, que classificou a UP como uma “Universidade Farol: ilumina rotas, cria redes e inspira o futuro”.

Este novo edifício do Pólo Tecnológico junta-se, assim, aos do Pólo das Indústrias Criativas, do Mar e de Biotecnologia, na promoção e desenvolvimento de ideias de base tecnológica que surjam, não só no âmbito académico, mas também do contacto entre a universidade e o mercado nacional e internacional.

O novo Centro de Inovação da UPTEC conta, ainda, com a Associação Rede de Competência em Polímeros.

Notícia corrigida às 18h17 do dia 30 de outubro