Badabing! é uma nova aplicação do Facebook e claro, está a gerar polémica. A Badabing! permite procurar os amigos pela quantidade de roupa que têm vestida nas fotografias do Facebook. “Procure as fotografias sexy dos seus amigos instantaneamente” é o slogan da nova aplicação, que custa pouco mais de um euro e meio.

Através de um sistema de reconhecimento da imagem, a Badabing! deteta e facilita as fotografias onde o tom de pele é predominante. Se a foto for em bikini, é garantido que não escapa ao sistema.

A publicidade é bastante clara: “Já navegou por todos os álbuns de fotografias de um amigo, à procura das imagens onde ele está numa praia, ou na piscina? O Badabing! dá-lhe uma ajuda e permite-lhe encontrá-las num minuto. Depois, partilhe as imagens”, pode ler-se.

Várias associações já se insurgiram contra esta nova aplicação. Alertam para os perigos que crianças e adolescentes enfrentam nas redes sociais e acusam a aplicação de “facilitar a tarefa” a pessoas mal-intencionadas, que querem ter acesso a esse tipo de fotografias de modo a poderem publicá-las em sites pornográficos – o que, segundo notícias recentes, acontece frequentemente: o Internet Watch Foundation detetou mais de 12 mil casos de uso indevido de imagens partilhadas no Facebook.

Erick Barto é o criador da Badabing!, mas ainda não prestou declarações. O seu colega de quarto, John Moses, diz apenas que esta aplicação vai “poupar imenso tempo na pesquisa de fotografias”. Já um repórter da TechCrunch fez o download da aplicação e testou-a. “Isto funciona realmente… e é um bocado assustador”, garante.

Apesar de toda a polémica, há muitos que defendem que esta é apenas uma aplicação como muitas outras, já que foram as pessoas que tomaram a decisão de publicar as fotos, com consciência do seu conteúdo. A aplicação limita-se a reunir mais facilmente o que já está disponível online.

Muitas entidades tentam agora impedir a venda da Badabing!, mas a aplicação já se encontra disponível na iTunes Store, mesmo para smartphone.