A Google é conhecida como uma das empresas tecnológicas mais mediáticas, mas no que diz respeito à disponibilização de música digital, esteve sempre um passo atrás da Apple, com o seu iTunes (e até da Amazon).

Contudo, a partir de agora, a situação pode sofrer uma reviravolta. A Google chegou a acordo com a Warner Music, um dos maiores grupos editores do mundo – detentor de licenças como Madonna, Prince, R.E.M. ou Jason Mraz – e, a 13 de novembro, começa a diponibilizar “o catálogo completo de músicas, com novas canções a chegarem todos os dias”.

A novidade foi revelada pela Google no blogue oficial, em dois parágrafos que estavam no meio de um “post” sobre o novo hardware dos seus aparelhos, o Nexus. Para os utilizadores Android que se sentiam envergonhados por não terem um arquivo de música disponível para comprar, como os clientes da Apple, são boas notícias.

Desta forma, a partir de dia 13, o serviço vai estar disponível (primeiro na Europa e só algum tempo depois nos EUA) através do Google Play. Vai ser possível comprar músicas na loja do sistema e fazer o upload gratuito de até 20 mil faixas do arquivo pessoal do utilizador, para a “nuvem” do Google Play. Isto vai permitir, a quem utilizar a conta em questão num dispositivo Android, ouvir as músicas em “streaming”, onde quer que esteja.