Para quem procura emprego e está disposto a trabalhar na Europa, a nova aplicação, gratuita, do programa EURES pode ser uma ferramenta útil.

A partir do iPhone ou iPad – smartphones com sistema operativo Android têm de esperar por 2013 -, é possível estar sempre a par das ofertas que os centros de emprego de todos os países da União Europeia disponibilizam, bem como da Islândia, do Lichtenstein, da Noruega e da Suíça.

Através da rede europeia de emprego EURES, esta aplicação permite pesquisar por tipo de trabalho em qualquer uma das 25 línguas, assinalar ofertas como favoritas e, posteriormente, aceder e partilhá-las com os amigos.

No caso de necessidade de informação personalizada ou aconselhamento, a “app” facilita o contacto com um dos conselheiros EURES.

E como esta rede europeia promove, frequentemente, eventos de recrutamento ou esclarecimentos por todo o território, estar a par das datas e dos prazos também fica mais fácil graças à “app”, que cria um calendário para cada utilizador.

Para quem não tem smartphone ou tablet, a página My EURES funciona de forma semelhante: os utilizadores podem criar um perfil profissional, procurar ofertas de emprego e inscrever-se para receber alertas via e-mail.

Ao todo, na rede EURES, são quase um milhão os candidatos a emprego (979 454) e quase 30 mil as organizações registadas (29 067).