Mais de 10 mil estudantes (13 458, mais precisamente) já podem dormir descansados: o Estado aprovou-lhes a bolsa de estudo. Já cerca de 5 300 viram o pedido de apoio indeferido. Mas se alguns já têm o futuro traçado, a maioria dos 85 mil requerentes ainda não obteve resposta.

De acordo com os dados da Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES), 12 654 bolsas do total de atribuições foram aprovadas para o Ensino Superior Público (ao contrário das quase 5 mil indeferidas), enquanto o Ensino Superior Privado obteve 802 aprovações e cerca de 400 indeferimentos. Quanto aos requerimentos que esperam uma decisão, mais de 20 mil ainda não reúnem a documentação necessária, enquanto 65 mil já só esperam mesmo uma resposta.

A Universidade do Porto (UP) lidera a tabela com o maior número de pedidos e deferimentos – mais de sete mil alunos pediram bolsa e cerca de dois mil já viram o pedido aceite. No ensino privado, o mesmo acontece com o Instituto Superior da Maia (ISMAI) – 1376 pedidos, dos quais 195 aceites.

Os dados podem ser consultados no site da DGES e foram atualizados hoje. Mas há ainda um caminho longo a percorrer: no ano lectivo passado foram atribuídas mais de 50 mil bolsas de estudo.