O decreto é da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Foram analisados 420 cursos, dos quais 107 serão encerrados no período de dois anos. No Porto, serão extintos 15 cursos da Universidade Portucalense e da Universidade Lusófona.

Na Universidade Portucalense, não há licenciaturas afetadas, mas um mestrado – em Estudos de Solicitadoria – e quatro doutoramentos: Educação, Gestão, Informática e Estudos em Direito. Já na Universidade Lusófona do Porto, sendo que o grupo Lusófona foi mais afetado por esta avaliação, fecham três licenciaturas (Solicitadoria, Economia e Ciências Aeronáuticas); seis mestrados (Ciências da Educação – Educação e Bibliotecas, Direito, Marketing e Publicidade, Psicologia Forense, Psicologia Clínica e da Saúde e Arquitectura) e um doutoramento (Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais).

Segundo o Grupo Lusófona, no entanto, a a maior parte dos cursos não acreditados eram ciclos de estudos que “ou não estavam já em funcionamento, ou nem nunca tinham chegado a funcionar (cursos criados por via da adequação a Bolonha mas nunca implementados) onde não havia, por isso, quaisquer alunos nem claramente condições que justificassem a sua continuidade”, sublinham. Em relação aqueles em funcionamento, os mesmos correspondem a cursos “entretanto já submetidos como novos ciclos de estudo”, dizem.

Universidades públicas também enfrentam encerramento de cursos

Na Universidade de Aveiro (UA), como já tinha sido anunciado, encerra mestrado em Medicinal. Na Universidade da Beira Interior (UBI), encerram os doutoramentos em Letras e Arquitetura. No Algarve, o de Física. Na Universidade dos Açores, encerra a licenciatura em Ciências da Engenharia Civil e o doutoramento em Estudos Portugueses. Em Évora, os doutoramentos em Física e Psicologia. Na Madeira e na Universidade de Trás-os-Montes (UTAD), as mais afetadas, encerram três doutoramentos em cada. Letras, Engenharia Civil e Ciências do Desporto na Universidade da Ilha; Direção de Comunicação Empresarial, Gestão e Arquitetura na UTAD.