Os Albergues do Porto estão à beira da rutura: completamente lotados e com uma procura cada vez maior: a distribuição de refeições mensais aumentou 15% em relação ao início do ano, o que significa quase mais duas mil refeições por mês

As contas são fáceis: na cidade do Porto calcula-se que existam entre “500 a 1000” sem-abrigo, enquanto os albergues têm capacidade apenas para 82 pessoas, conta o diretor técnico da Associação de Albergues Noturnos (AANP). Miguel Neves clarifica ainda que que sem-abrigo não é a mesma coisa que “sem-teto”.

Agora, acredita que podem ter encontrado uma solução temporária: a produção de cogumelos gourmet. “Vamos poder vender cogumelos gourmet em fresco, secos ou em estado aquoso para as indústrias farmacêutica e de coméstica”, disse Miguel Neves à Lusa.

Para já, este projeto vai criar cinco postos de trabalho – um permanente e quatro sazonais – e pretende-se que gere receitas para a AANP garantir uma maior autossustentabilidade financeira – uma premissa cada vez mais importante para a associação, já que 40% das verbas de que dispõem provêm de donativos, que “têm começado a escassear devido à crise”, conta o diretor. As restantes despesas são cobertas pela Segurança Social.

O produto vai começar a ser vendido já a partir de abril do próximo ano e esta iniciativa conta ainda com o apoio da Fundação EDP, da Universidade Católica e de diversas empresas portuguesas.