A manifestação nacional dos estudantes do Ensino Superior foi anunciada para dia 22 de novembro, às 14h30. O ponto de encontro é a praça Marquês de Pombal, em Lisboa. O protesto segue depois até à Assembleia da República.

A voz dos jovens portugueses ergue-se contra os cortes do Estado, quer no financiamento do Ensino Superior quer nos apoios sociais, como as bolsas de estudo ou o passe dos transportes públicos.

A iniciativa surgiu em Lisboa, no seio das associações de estudantes do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território.

No Porto pode já ter captado adeptos, mas ainda não há posições oficiais. Luís Rebelo, presidente da Federação Académica do Porto (FAP), garantiu ao JPN que a FAP está solidária com a situação dos estudantes mas que ainda é cedo para decidir se se alia ou não a esta manifestação. “Esta semana a Federação Académica do Porto vai ter reunião com as restantes associações de estudantes para decidir o que fazer”, explica.

As associações envolvidas na organização já apelaram aos alunos universitários de todo o país para se manifestarem “em defesa de um ensino superior público de qualidade”.